Coaching: O que é, Para Que serve e Como pode te ajudar?

coaching

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Coaching (ou apenas já ouviu essa palavra mas não sabe o que é realmente). Como tenho recebido muitas perguntas a respeito, o post de hoje irá falar sobre O que é e para que serve o Coaching.

coaching

Imagem: Pixabay

Veja o que você vai encontrar nesse post:

  • O que significa a palavra Coaching?
  • Onde surgiu o Coaching?
  • Mas, o que é, definitivamente, Coaching?
  • Para quem o Coaching se aplica?
  • Como o Coaching pode te ajudar?

O que significa a palavra Coaching?

De acordo com o Dicionário Michaelis, Coaching significa: “Treinamento, treino” E a palavra Coach quer dizer: “Treinador, técnico”.

Agora, para contextualizar tudo isso, vou contar onde e como surgiu o Coaching.

 

Onde surgiu o Coaching?

coaching-tennis

Imagem: Pixabay

“Não é possível determinar com precisão quando o processo surgiu, porém os termos coach e coaching já eram usados desde o século XIX para designar pessoas que auxiliavam em atividades importantes e conduziam à descoberta do conhecimento. No entanto foi o lançamento do livro “The Inner Game of Tennis – O Jogo Interior do Tênis”, do educador e técnico Timothy Gallwey, em 1974, que contribuiu significativamente para que essa metodologia passasse a ser conhecida e utilizada no meio pessoal e profissional.

Na obra, Gallwey relaciona a vida real a dois jogos: o primeiro é exterior, contra um oponente visível; o segundo é aquele que ocorre na mente do indivíduo, com seus sentimentos e dificuldades internas, como desconfiança, frustração, medo e nervosismo.

Esse método desenvolveu-se ao longo do tempo e teve influências de diversas áreas do conhecimento, como a Psicologia Positiva, a Terapia Gestalt, a Psicologia Comportamental – Cognitiva, a teoria da Inteligência Emocional e a Programação Neurolinguística.” 

Esse texto foi retirado do site: SBCoaching onde você pode consultar a matéria na íntegra.

 

Mas, o que é, definitivamente, Coaching?

Coaching é um processo que visa atingir uma meta ou objetivo. Esse processo é constituído por ações definidas (técnicas cientificamente comprovadas) e decorre em um determinado período de tempo, por isso possui começo, meio e fim.

O objetivo do Coach (profissional habilitado) é auxiliar as pessoas a atingirem sua melhor performance. O Coach e seu cliente assumem uma parceria, na qual ambos estão comprometidos na obtenção de resultados positivos.

 

Para quem se aplica?

Qualquer pessoa que queira melhorar sua vida, em qualquer aspecto, pode contar com o apoio do Coach para isso. E há Coach especializado em diversas áreas, como: Relacionamento, Espiritualidade, Pessoal, Carreira, Emagrecimento entre outros.

 

Como esse Processo pode te ajudar?

Sabe quando você entra em ação mas não atinge resultados? Ou quando você planeja mas não consegue entrar em ação? Ou quando você atrai sempre o mesmo tipo de pessoa para se relacionar (pessoas com a mesma personalidade)?

Ou quando você não consegue crescer no cargo, mesmo sendo esforçado? Ou quando se sente dando um passo pra frente e dois pra trás, como se sua vida nunca avançasse?

Em todos esses, e outros, casos o Coach pode te ajudar. As técnicas utilizadas por ele (como eu disse anteriormente) são eficazes para te pôr em ação e te fazer evoluir e atingir o que sempre quis.

E isso não é conto da carochinha… Quem já passou pelo processo sabe quão poderoso ele é! Eu mesma já passei e estou aqui hoje, escrevendo nesse Blog, por causa disso!

Minha mudança foi muito grande e, posteriormente, posso contar aqui pra vocês com mais detalhes.

 

Mas, por hoje meu objetivo era realmente te dar mais clareza a respeito do Coaching. Espero ter te ajudado!

Qualquer dúvida pode comentar abaixo ou me contatar diretamente pelo e-mail: mangelica@serquemsou.com.br 😉


* O Coaching proporciona grandes mudanças! E se você quer viver essas mudanças, alinhar sua vida ao que você acredita e viver em abundância e plenitude, conte comigo para te ajudar nesse processo. Para maiores informações entre em contato ou acesse minha página de Cursos e Serviços.