Como ter mais tempo? 4 Dicas para otimizar seu tempo

ter-mais-tempo

Como ter mais tempo para realizar os sonhos, para cumprir tudo o que precisa e que é necessário ou importante? Às vezes parece que a vida passa como um relâmpago, parece que nosso dia passou e nem vimos… E quando percebemos, não conseguimos fazer nada do que queríamos.

E nesse post vou te dar algumas dicas sobre como ter mais tempo para realizar tudo o que deseja.

ter-mais-tempo

Veja sobre o que falarei nesse post:

  • Assuma o controle do seu tempo
  • Estabeleça prioridades
  • Planeje sua rotina diária
  • Seja flexível e faça reajustes

Dica 1 – Assuma o controle do seu tempo

 

Muitas pessoas vivem sem nenhum planejamento pessoal. Fazem promessas de início de ano, dizem para si que “dessa vez vai!”. Mas, quando vai chegando final de Janeiro já nem se lembram mais do que prometeram a si.

Ou até escrevem em murais, anotam em agendas, mas, por não planejarem, o que desejam acaba nunca sendo feito.

 

O problema disso é que, pela falta de realização, se sentem tristes e deprimidas por não conseguir avançar na vida e, consequentemente, se sentem incapazes de planejar e cumprir. A autoestima, nesse caso, vai lá pra baixo.

 

Para se ter mais tempo, a primeira coisa que você precisa fazer é assumir o controle dele, por meio de um planejamento pessoal. O planejamento te ajudará a focar no que é prioritário e a avaliar se suas ações estão de acordo com isso ou não.

 

Dica 2 – Estabeleça prioridades

ter-mais-tempo-como

 

O que é de suma importância para você? O que você quer conquistar esse ano? Quais metas quer atingir? Quais sonhos quer conquistar?

 

Respondendo a essas perguntas você consegue definir o que é prioridade na sua vida. Se, por exemplo, ter mais tempo com sua família for sua prioridade, você vai direcionar suas ações para isso.

Se, por exemplo, passar em um Vestibular for sua meta para esse ano, você vai direcionar seu tempo e ações para a realização dessa meta.

 

Sem prioridades não há como saber para onde ir, e quem não sabe para onde ir “qualquer lugar serve”. Eu imagino que você não queira chegar em qualquer lugar, né!?

Você quer chegar em um lugar específico. Por isso, trace direções específicas!

Com essas informações na mão, escreva uma rotina.

 

E falando em rotina, eu fiz um vídeo onde mostro Como Fazer Metas Efetivas e Realizáveis. Clique aqui ou na imagem abaixo para assistir.

Dica 3 – Planeje sua rotina diária

 

Agora é a hora de você escrever sua rotina e encaixar suas prioridades nela.

Talvez você fale “mas eu não tenho tempo pra nada! Como vou encaixar minhas prioridades na minha rotina?”.

 

Uma simples observação te ajudará a compreender no que você tem se dedicado mais. Muitas vezes as pessoas gastam seu tempo com atividades urgentes, delegáveis ou que roubam o tempo delas.

 

Se você se encaixa nesse quadro, veja algumas perguntas que podem te ajudar com isso:

  • O que você pode deixar de fazer?
  • Que atividade você pode diminuir o tempo de execução para ter mais tempo?
  • Como você pode readequar sua rotina para que suas atividades prioritárias sejam cumpridas?
  • Que tarefas que tem roubado seu tempo?
  • Que tarefas você pode delegar para outra pessoa fazer?

 

Faça primeiro uma lista com todas as atividades que você exerce hoje. Depois avalie, com base nessas perguntas, como você pode readequar sua rotina para cumprir suas prioridades.

 

Dica 4 – Seja flexível e faça reajustes

 

Quando pensamos em rotina, pensamos em algo engessado e meticuloso. Porém não é bem assim, aliás, não deve ser assim!

Para que consigamos cumprir a rotina, é necessário que ela seja flexível, ou seja, que possa incluir atividades não previstas.

Outra coisa que é característica da rotina flexível é ser ajustável de acordo com a necessidade do dia.

Por exemplo, se você planejou caminhar de manhã, mas naquele dia você acordou doente, você reajusta suas caminhadas matinais para quando estiver melhor.

Ficar estressado ou chateado por não ter cumprido uma tarefa não vai adiantar de nada! O importante é você ter clareza sobre esses momentos e, logo, reajustar sua agenda.

 

Como ter mais tempo para Ler a Bíblia

ter-mais-tempo-biblia

E, se umas das suas prioridades for a Leitura da Bíblia, recomendo que você leia o “Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Facilmente. O objetivo deste Método é ajudar o leitor a ter mais tempo para ler a Bíblia. Nele o autor dá dicas práticas de como:

  • Montar uma rotina flexível;
  • Reajustar a rotina de acordo com suas prioridades, quando preciso;
  • Identificar os ladrões do seu tempo;
  • Administrar sua vida em geral, entre outras dicas valiosas.

Para conhecer mais do Método clique aqui.

 

Essas foram as dicas de hoje. Espero ter te ajudado no estabelecimento de prioridades e da sua rotina. Você verá que alguns ajustes nas suas atividades diárias serão suficientes para ter mais tempo e se sentir realizando o que quer e precisa.

Um grande abraço!