Atualmente a busca pelo autoconhecimento tem crescido bastante. As pessoas têm entendido a importância de se conhecer para viver uma vida plena e abundante. Mas, nesse post eu gostaria de falar sobre o perigo do autoconhecimento. E se você achou estranho esse tema, leia o post completo para entender porque o autoconhecimento pode ser perigoso e prejudicial pra você.

perigo-autoconhecimento

Veja o que você vai encontrar nesse post:

  • Hold on – Justificativa para esse post
  • Como o autoconhecimento fez meus olhos brilhar
  • O perigo do autoconhecimento
  • Aceite como benéfico
  • Conclusão

Hold on – Justificativa para esse post

 

Antes de mais nada, quero deixar claro que sou totalmente à favor do autoconhecimento. Acredito sim na sua importância e necessidade para viver em abundância, como falei no começo do post. Mas, sim… O perigo do autoconhecimento é real, quando “não bem administrado”, digamos assim.

 

Como o autoconhecimento fez meus olhos brilhar

autoconhecimento-olhos-brilhar

Primeiro eu quero te contar porque sou à favor de se conhecer, por meio da minha história.

Teve um momento em minha vida que me senti muito infeliz. Não entendia como eu tinha chegado onde estava, como eu – uma cristã fiel à Deus – tinha errado tanto na vida e estava vivendo o que não queria.

 

Eu não descobri isso do nada, na verdade, hoje eu entendo que essa questão se levantou depois que eu obtive as respostas para ela, porque eu não tinha essa clareza na época.

Foi então que, sem querer – e sem querer mesmo… – comecei a fazer um curso de Autoconhecimento. Minha intenção com aquele curso era melhorar minhas vendas artesanais, mas o que recebi foi outra coisa muito maior.

Eu recebi a mim mesma. Eu comecei a me enxergar e entender minhas motivações para as escolhas que, até então, tinha feito.

Me senti muito feliz e foi como se uma cortina se descortinasse na minha frente, trazendo a luz do conhecimento, abrindo meus olhos…

 

Pela primeira vez senti que eu poderia ter as respostas que queria…Me empolguei, me apaixonei por isso (eu já era estudiosa, agora então…).

Minha vida literalmente mudou, mudou minha forma de olhar as pessoas, de enxergar a vida, de fazer as coisas… Não tenho palavras pra dizer o quanto foi (e está sendo) bom pra mim.

 

Eu entendi que sim…Deus queria (e quer) que tenhamos conhecimento. Comecei a entender versículos que nunca havia entendido antes e criei esse Blog para difundir isso com você, caro leitor.

Mas, uma coisa eu não sabia: que eu posso ter tudo que eu quiser, mas pode ser que não venha da maneira como eu quero. E, aqui, eu enxerguei o perigo do autoconhecimento!

 

O perigo do autoconhecimento

o-perigo-do-autoconhecimento

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, Filipenses 4:13.

 

Amamos esse versículo porque nos abre um leque de possibilidades… Mas não lemos o contexto em que ele está inserido para compreender o que significa “todas as coisas”.

 

Paulo, nessa passagem, fala de tudo o que ele já passou na vida. Ele estava agradecendo pelo alimento que recebera dos irmãos e dizia para eles não ficarem preocupados com ele com relação às suas necessidades básicas, pois ele era homem experimentado em todas as coisas e sabia passar por tudo: desde fome à abundância de alimentos.

 

Quando ele diz: “Posso todas as coisas”, ele quer dizer: sei receber o bem do Senhor, mas também sei receber o mal. Sei passar necessidade e também sei comer com abastança.

 

“Sei passar necessidade”… Que pessoas em sã consciência fala isso com tanta naturalidade e convicção como Paulo?

 

Quando aceitei o chamado para me aprofundar no conhecimento, meus olhos enxergaram as possibilidades de “ganho” – digamos assim – mas não as de perda.

Eu achei que estava no controle absoluto e que, bastava eu desejar que tudo viria até mim…

Mas não é assim… Sim, eu tenho que ter controle sobre minha vida, em todos os aspectos, até para tomar decisões mais assertivas e condizentes com meus valores e crenças positivas, mas não estou no comando…Nem você está no comando da sua vida, meu caro!

 

Quem está e sempre estará é Deus! E, por isso, haverá momentos em que comerei com abastança, mas em outros passarei necessidade (e isso cabe em todas as áreas da nossa vida).

 

O perigo do autoconhecimento é acreditar que:

  • estamos no comando;
  • basta acreditar que tudo virá do nosso jeito;
  • nada de ruim irá nos acontecer;
  • a ciência tem todas as respostas.

 

Não não e não… Não é bem assim… A vida pode ser florida (aliás, deve), mas isso não quer dizer que não terá espinhos (qual rosa não tem espinho?).

Mas, sim… temos que:

  • ter o controle da nossa vida;
  • acreditar que as coisas vão acontecer;
  • saber que problemas virão, mas serão para nosso crescimento;
  • saber que a ciência tem muitas respostas, mas a soberania é de Deus

 

E soberania quer dizer: “domínio, poder” (Dicionário da Língua Portuguesa). Ele tem o poder sobre nossas vidas e, por isso, haverá momentos em que coisas aconteceram fora da nossa vontade ou expectativa, independente do nosso nível de conhecimento.

 

Aceite como benéfico

 

Entender e aceitar isso fará com que consigamos prosseguir no caminho do autoconhecimento “sem cair nos seus perigos” e sem se frustrar com situações que fogem do nosso controle.

E é essa a minha intenção com esse post: te esclarecer que:

  • O autoconhecimento é necessário para viver em abundância e plenitude;
  • E que nem tudo acontece como desejamos. Você deve ficar atento ao que não podemos controlar… Entenda que isso existe e aceite esses momentos como benéficos, pois trazem aprendizados.

 

Conclusão

 

O autoconhecimento pode ser perigoso e prejudicial quando achamos que temos o controle de tudo e que basta desejar que teremos, da maneira como pensamos. É perigoso também quando não aceitamos situações de dificuldade ou quando nos frustramos por algo acontecer diferente daquilo que esperamos.

 

Como eu falei nesse post, problemas virão para todos, e isso não quer dizer que as coisas saíram do controle… quer dizer que algo precisa ser aprendido e que a jornada continua!

 

Você não está no comando e não está sozinho… Saiba disso e prossiga na busca pelo autoconhecimento.

 

%d blogueiros gostam disto: