O que fazer quando se sentir pressionado? Alguma vez você já percebeu um padrão de acontecimentos como se estivessem te indicando alguma coisa a fazer? Ou já percebeu que anda ouvindo praticamente as mesmas palavras a respeito de algo que precisa decidir? E isso te traz certa pressão? Agora, o que fazer nessas situações em que você se sente pressionado?

 

Veja nesse post algumas dicas a respeito:

  • Pressão: como perceber que estamos sendo pressionados
  • Qual o propósito da pressão? Por que algumas situações não mudam?
  • Dicas para abstrair o melhor dos momentos de pressão

Pressão: o que significa e como perceber que estamos sendo pressionados

pressionado

Eu gosto muito de pesquisar o significado das palavras e pressão significa “comprimir, apertar”, resumidamente é a força empregada por um corpo contra outro corpo.

 

Fazendo uma analogia, esse corpo pode ser um incentivo que você ouve constantemente de pessoas queridas, a respeito de um vestibular que você quer muito prestar mas não se sente muito confiante; ou algo que você gostaria de ter e não consegue, apesar de já ter tentado por diversas vezes.

 

Esses foram alguns dos milhares de exemplos que posso citar aqui. Talvez você se lembrou de alguma situação que você já passou, ou está passando, que caracteriza bem isso.

 

Quando falamos em pressão, logo vem à mente alguém nos tratando com rispidez ou alguma situação vexatória, mas às vezes a pressão se mostra de maneira sutil, como no primeiro exemplo que citei, ou mesmo por meio de situações repetitivas.

 

O importante é saber que tudo o que nos acontece tem um significado, um porquê, e, por isso, devemos estar atentos para, então, entender qual a mensagem real por trás da pressão momentânea.

 

Qual propósito da pressão? Por que algumas situações não mudam?

 

Como eu falei anteriormente, há momentos em que vivemos situações repetitivas, ou ouvimos sempre as mesmas coisas. Realmente é bem desconfortável viver sempre a mesma coisa, porém, nada é por acaso.

Essa frase pode parecer clichê, mas, acredite, é verdade!

 

Se você identifica que vive momentos repetitivos, saiba que a vida está te dizendo alguma coisa e você não está prestando atenção…

Situações constantes são uma forma de pressão, ou seja, são apertos carregados de significados.

 

pressionado

 

Quando você deseja muito tomar posse de um cargo, por exemplo, e, apesar de todos seus esforços, sempre é desclassificado na entrevista, o que isso significa? Talvez essa porta não seja pra você… Nesse caso, há algo maior e melhor te esperando; ou talvez você precisa melhorar algo para conseguir ingressar nessa carreira.

 

A verdade é que a pressão acontece para nosso crescimento e aperfeiçoamento. Se no serviço, por exemplo, as pessoas falam que você precisa ser mais ágil, não olhe para isso como desprezo, chacota ou qualquer outro sentimento senão o de oportunidade de crescimento profissional.

 

Veja o caso do feijão que, para ser consumido, precisa ser cozido na panela de pressão por muitos minutos. E quando ele fica pronto se torna um complemento delicioso para as refeições.

 

Esse exemplo pode ter parecido infantil, mas somos tal como o feijão: precisamos de pressão para ser aperfeiçoados, para tomar uma decisão assertiva, para crescer, para perceber onde estamos falhando e buscar melhorias.

 

Dicas para abstrair o melhor dos momentos de pressão

pressionado

Eu sei que quando estamos vivendo em turbulência é meio difícil dar ouvidos à voz da sabedoria, mas é necessário prestar atenção, até para conseguir ultrapassar essa situação.

 

Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação.” (Provérbios 1:5)

 

Por isso, seguem algumas dicas sobre o que fazer quando se sentir pressionado:

Silencie

Nesse momento muitas ideias vão surgir na mente, muitos porquês aparecerão para tentar entender o que está acontecendo. Isso é natural porque nosso cérebro é condicionado a solucionar problemas. Mas, o silêncio é nosso melhor amigo! Silencie essas vozes internas e deixe Deus mostre as respostas pra você;

Mantenha sua sanidade

Essa constância de palavras, de pensamentos e de busca por solução gera ansiedade e preocupação sobre o amanhã. Cuidado! Isso pode tirar sua sanidade e desviar totalmente seu foco! O que parece simples pode virar uma tormenta impossível de suportar! (I Pedro 5:7)

Creia que Deus está no controle

Há situações de pressão que, para serem solucionadas, dependem apenas de uma atitude nossa; mas algumas não. Em todos os casos, creia que Deus está no controle e que, por isso, o fim é sempre melhor que o começo e amanhã você será melhor que hoje!

Preste atenção nos sinais

No post sobre Sincronicidade (Link do post) eu dei alguns exemplos sobre os sinais das providências de Deus, e nesse caso também não é diferente. Por vezes achamos que Deus fala conosco apenas por profetas ou em ocasiões ultra especiais… Mas os sinais são constantes. Você está enxergando o que precisa mudar, melhorar ou qual atitude precisa tomar?

Acalme o coração

Pratique atividades que trazem relaxamento e acalmem seu coração, como a respiração correta (respiração abdominal, profunda e concentrada) ou a atividade física (que colabora para a liberação do estresse). Cuide também de suas emoções e do seu corpo! Tudo isso colabora para sua sanidade mental e aprendizado.

 

Saiba que situações de pressão não surgem para te derrubar, mas para te aperfeiçoar! Aceite com o coração aberto as aprendizagens que você precisa adquirir com isso e continue caminhando firme e confiante de que “(…) Ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:7 b).

 

%d blogueiros gostam disto: