Você já se perguntou “Como ler a Bíblia mais facilmente?” ou “Como ter ânimo para ler a Bíblia?ou, ainda, é daquelas pessoas que planeja se dedicar mais na leitura, faz planos de ação (ou começa seguindo o plano de leitura da própria Bíblia), mas que nem consegue terminar de ler Gênesis? Cansado de tentar e não conseguir ler a Bíblia?

 

Se você se identificou com um dos casos, ou tem um caso parecido, esse post é pra você! Hoje quero te dar algumas dicas sobre Como Ler a Bíblia mais facilmente, com ânimo e disciplina na leitura.

como-ler-a-biblia

Veja os tópicos que serão abordados:

  • Porque não temos ânimo em ler a Bíblia?
  • Porque devemos ler a Bíblia?
  • Dicas sobre como ler a Bíblia
  • Como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente?

Porque não temos ânimo em ler a Bíblia?

 

Nosso cérebro se acostuma fácil com tarefas que gerem prazer e satisfação momentâneos, como ficar o dia inteiro no sofá vendo TV. Porém, qualquer outra atividade que exige foco e disciplina é mais difícil de cumprir.

É como se fosse uma luta de você contra você mesmo. Na verdade, é uma luta mesmo! Luta contra as vontades da carne: de só dormir e relaxar.

 

O ânimo vem do propósito! Quando não temos um propósito claro, não temos ânimo, pois aquela tarefa se torna sem sentido. Então ter sentido é fundamental para o cumprimento de qualquer tarefa, inclusive de ler a Bíblia.

 

Em tudo na nossa vida é necessário propósito (significado) e disciplina. Essa é a segunda coisa que determina nosso sucesso ou fracasso em qualquer meta.

 

Se você quer realmente aprender a Ler a Bíblia com ânimo, entendimento, se alimentando da Palavra, é preciso ter disciplina. Como eu falei antes, nosso corpo vai lutar contra qualquer atividade que gere esforço (como ler a Bíblia). Mas, mantendo o foco no seu desejo você consegue persistir no propósito.

 

Porque devemos ler a Bíblia?

 

Cada país tem sua Carta Magna que é a Lei Principal. Dela saem todas as outras leis e todas as outras são subordinadas a ela.

A Bíblia é nossa Carta Magna. É dela que vem nossa direção, sabedoria e entendimento sobre as coisas dessa vida, e da vindoura.

Ela é nossa bússola, nosso guia. Sempre que precisamos podemos consultar nela o que devemos fazer, como devemos agir, e inclusive o que não devemos fazer. Ela é nosso pão e alimento:

 

“Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”. (Mateus 4:4)

 

Todo cristão tem que ter a Bíblia como seu livro principal (sua Lei Principal) e ela tem que ser sua principal fonte de alimentação espiritual.

A leitura devocional da Palavra de Deus nos levará para mais perto de Dele, ajudará a nos manter firmes nos caminhos do Senhor, a fazer autorreflexão, a corrigir a rota, a prosseguir o caminho de Cristo com firmeza e determinação.

 

Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”. (Josué 1:8)

 

Dicas sobre como ler a Bíblia

como-ler-biblia-mais-facilmente

Agora que você já entendeu porque nos bate aquele desânimo na hora de ler a Palavra de Deus e porque devemos cultivar o hábito de lê-la, vamos aprender como ler a Bíblia com ânimo, disciplina e aproveitando o melhor dela.

 

  1. Planejamento: Qual propósito você quer atingir: Ler a Bíblia inteira em 1 ano ou ler devagar aproveitando ao máximo cada ensinamento dela, sem determinar um prazo? Ter planejamento é fundamental para conseguir manter a disciplina na leitura.
  2. Propósito: E, como eu falei de propósito, pense qual objetivo deseja alcançar: Crescer na graça e no conhecimento; Alimentação espiritual diária; Ler a Bíblia inteira em 1 ano; Estudar fatos históricos para compreender melhor a respeito do povo, das promessas, dos propósitos de Deus para Israel? Enfim, vários podem ser seus propósitos em ler a Bíblia, mas não deixe de pensar em pelo menos 1. 
  3. Separe um tempo: Separe um momento no seu dia para fazer a leitura devocional e cumpra à risca, o máximo possível. Para isso, utilize apoios para se lembrar desse compromisso, como: anotar em post-it, programar despertador no celular etc. Aquele tempo será para você e Deus! Seu momento de pausa e recarregamento das energias! Cultive!
  4. Faça um curso / Procure ajuda: Talvez você esteja dizendo: “Eu já fiz tudo isso. Já me planejei, já defini um objetivo claro, já separei um tempo, mas não consigo ser consistente na leitura; sempre me saboto ao ler a Bíblia!”. Que bom que você reconhece isso! E, nesse caso, recomendo que você procure ajuda: faça um curso que te ensine a Ler a Palavra, um curso em que você aprende a ler com ânimo, aprende a criar desejo pela leitura, por estudar a Palavra de Deus.

 

O problema de estudar sem um Método

Eu mesma já fiz vários planejamentos… Já tentei ler pelos planos de estudo contidos na própria Bíblia, ou em aplicativos, mas não conseguia passar de Gênesis. Não que eu não lia. Eu gostava, mas sempre quando me sentia desanimada pulava a leitura para os livros que mais gosto, como as Cartas Paulinas (que amo!).

O problema disso é:

  • Não conhecer toda a história;
  • Não conhecer toda a Bíblia;
  • Demorar para encontrar alguns livros, como os dos Profetas Menores;
  • Limitar o campo de visão e atuação espiritual.

 

Por isso, na busca por ler com mais efetividade a Palavra do Senhor, ampliando meu campo de visão e atuação na obra Dele, e para meu bem-estar espiritual, comecei a estudar o Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente.

 

Como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente?

 

Esse Método consiste em ajudar pessoas a lerem mais facilmente a Palavra e a entendê-la em sua totalidade, mesmo sem ter cursado Teologia anteriormente.

 

Nele você aprende não só como ler a Bíblia, mas, antes disso, a estabelecer prioridades, a dizer não para tarefas e coisas sem ou com pouco valor, a definir seu propósito na leitura, a se organizar para ler, entre outros tópicos.

 

Parece muita coisa para uma “simples leitura”? Mas, sim, isso tudo é necessário! Com tantas opções e informações disponíveis hoje, é fácil se perder, se desconcentrar e não estar presente efetivamente para a leitura.

 

Mantenha-se presente na leitura

 

Sabe quando você está conversando com alguém e você sente (e percebe) que a pessoa não está inteiramente presente, apesar de estar ali com você? Então… Não é ruim!?

Quando lemos a Bíblia de qualquer jeito é como se Deus estivesse conversando conosco e nós estivéssemos como essa outra pessoa: presente de corpo, mas ausente de alma e espírito.

 

Com esse Método você aprende a se manter presente na leitura, a aproveitar melhor o conteúdo, a aprender algo novo com a Palavra e a crescer na graça e no conhecimento.

 

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 3:18)

 

Agora te convido a conhecer o Método e ver como ele funciona clicando aqui. Veja também depoimentos e saiba mais sobre o autor nessa mesma página. O presbítero André Sanchez também é autor do Blog Esboçando Ideias no qual dá mais Dicas sobre Como Ler a Bíblia, entre outros assuntos cristãos.

 

Mais para frente eu faço um post explicando como tem sido minha experiência no estudo da Bíblia com o auxílio do Método, ok!?

O mais importante de tudo isso é que devemos nos empenhar em tudo o que nos faz bem e nos proporciona crescimento, inclusive em Ler a Bíblia!

 

“Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

 

Aprofunde seu conhecimento e seu relacionamento com Deus. Conheça o Método

Um grande abraço!


%d blogueiros gostam disto: